domingo, 26 de maio de 2013

Templo Kiyomizudera

O Templo Kiyomizudera caracteriza-se por oferecer um amplo conjunto de pagodes, incluindo santuários xintoístas em seu interior. Localiza-se na encosta de uma montanha. A sua entrada existem dois guardiães: leões. O comum é um estar de boca aberta e o outra de boca fechada, no caso desse templo ambos estão de boca aberta o que significa vida e prosperidade eternas. Em seu interior ainda possui a imagem de Kanon; uma fonte sagrada de água; um santuário xintoísta, além de um conjunto de pagodes belíssimos. Ao longo de seus caminhos a pessoa encontra pequenos restaurantes e casas de chá. Da Montanha é possível se avistar a cidade de Kyoto. Conta-se que pessoas saltaram de uma pequena plataforma existente no Templo com o objetivo de 'dar um mergulho' para confirmar sua sorte na vida. Entende-se que 'dar um mergulho' significa tomar decisões, fazer escolhas importantes na vida. Essa plataforma hoje é sustentada por 139 colunas de madeira enccaixadas, que renovam-se a cada 20 anos. A fonte sagrada de água também tem seu significado: composta por 03 pequenas cachoeiras: a primeira a pessoa pede por inteligencia; a segunda por beleza; a terceira por vida longa. Contudo, recomenda-se não beber das 03, pois quem tudo quer...tudo perde.  
entrada

Guardião

Pagode

Pagode

Pagode

Vista do conjunto principal de pagodes

fonte sagrada

restaurantes

colunas de sustentação

sábado, 25 de maio de 2013

Castelo de Nijo

Criado pelo Xogum Tokugawa Ieyasu tornou-se conhecido por suas obras interiores e pelo sistema de alarme implantado no chão. As pinturas trazem, com freqüência, a figura do pinheiro, cujo significado para o Xogum era muito importante: virilidade e vida prolongada. O chão foi projetado de maneira que ao pisar emitisse sons de pássaros, avisando da chegada de pessoas. 


Talhado em madeira...entrada do castelo. Acompanha todo o interior da construção.
Entrada

Jardim

Jardim

Templo Ninnaji

Inicialmente conhecido como Palácio Omuro e guardado pelos Guardães Nio, Templo da Seita Shingon, foi vítima de muitos incêndios; o que reduziu muito o conjunto de seus pagodes. A imagem Amida e o pagode de cinco andares são marcos desse castelo. Em seus jardins também existe uma plantação de cerejeiras- anãs (sakuras).




entrada

guardiães



Templo Kinkakuji: Pavilhão Dourado

Nome formal: Ruokuonji. Construído pelo terceiro Xogum Ashikaga, Yoshimitsu, que aos 37 anos abdicou de seus deveres oficiais para tornar-se um monge zen. Tem 600 anos de existência. é uma replica exata, pois o original foi destruído por um incêndio em 1950. Abriga o Pavilhão Dourado. Um pagode de 03 andares, todo revestido de ouro de 24 cm. O ouro foi usado para sua proteção contra umidade e fogo. Em seu topo existe a estatueta de um Fênix, como representação de sua reconstrução após o incêndio.
entrada

salão

jardim

Jardim

Pavilhão

Casa de Chá

Conhecendo Kyoto..

KYOTO, JAPÃO.

Kyoto (京都, Kyoto) serviu como a capital do Japão de 764 a 1868. Ao longo dos séculos, Kyoto foi destruída por muitas guerras e incêndios, mas devido ao seu valor histórico, a cidade foi retirado da lista de cidades-alvo para a bomba atômica e poupado de ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial . Inúmeros templos ,  santuários e outras estruturas historicamente inestimáveis ​​sobrevivem na cidade hoje. A cidade possui uma população de aprox. 1.500.000 hab. O Japão é dividido em duas regiões: Leste e Oeste e Kyoto de localiza-se ao oeste do Japão.Caracteriza-se por uma arquitetura de modelos e tons sóbrios. Os prédios construídos podem ter, no máximo, 15 m no centro da cidade e 31 m na periferia. As casas lembram pagodes de 02 andares. As ruas acompanham o planejamento urbano japonês  largas nas avenidas e estreitas nas interligações. Kyoto tem uma organização de ruas e avenidas por números, o que viabiliza a localização de endereços e deslocamento dentro da cidade. Por exemplo: rua número 07. Também conhecida por algumas característica como de ser uma cidade de estudantes. Conta-se que 10% de sua população compõe-se de estudantes; pois possui 37 centros de estudos superior. A Universidade de Quioto é considerada uma das melhores universidades do Japão, com vários laureados com o Premio Nobel, como Hideki Yukawa. Tem no turismo sua fonte econômica, com grande produção de artesanato em cerâmica (pequenas fábricas); não tem grandes industrias, mas algumas conhecidas mundialmente como a Nitendo. Apresenta grande número de templos budistas (1600) e santuários xintoistas (400), além de igrejas de diversas religiões (100). Desses, 17 foram reconhecidos como patrimônio históricos da UNESCO.   
Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quioto#Hist.C3.B3riahttp://www.japan-guide.com/e/e2158.html; Guia da Folha de São Paulo - Japão; Guia da excursão K. K.
Vista a partir do templo Kiyomizudera da cidade de Kyoto ao fundo

Station's Train Kyoto

Kyoto Tower Hotel.
Dizem que os espíritos se encontram independentes de espaços, tempos, distâncias, lugares, ocasiões, pois o que os une são os laços trançados dos mais sinceros e íntimos sentimentos.[Unbehaun, maio, 2013].