domingo, 23 de junho de 2013

MAEBASHI-SHIN

Maebashi (前橋市 Maebashi-shi) é uma cidade japonesa localizada na província de Gunma. Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em 321 813 habitantes e uma densidade populacional de 1334 h/km². Tem uma área total de 241,22 km². Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Abril de 1892.
População: 166.765 homens; 174.498 mulheres. Total: 341.263 pessoas. Numero de Familias: 140.704. Dados de maio de 2013.
Estendendo-se por vasta área ao sul do soberbo Monte Akagi, Maebashi é cortada pelas límpidas águas dos rios Tone-gawa e Hirose-gawa, e é privilegiada pela fartura do verde de sua natureza. A mudança das estações reflete-se na paisagem da cidade no decorrer do ano e, pelo fato de ser o berço de famosos poetas entre os quais destaca-se Hagiwara Sakutaro, também é conhecida como “berço da poesia moderna”, mas é amplamente conhecida como “capital da água, do verde e da poesia”.
 Após a elevação à categoria de município em 1892, continua a, como capital da Província de Gunma, desenvolvendo-se como centro político, econômico e cultural. Em 2004, anexando as vizinhas Ogo-machi, Miyagi-mura e Kasukawa-mura renascerá como uma nova Maebashi-shi.

http://www.mcity-guide.jp/portugues/intro/

Ruas de Maebashi

MaebashiKoen Park

Palácio do Governo de Gunma

Parque Infantil: Lunar

MaebashiKoen

MaebashiKoen

Perdi-me num tempo que não era meu. Minutos se passaram com a intensidade de horas. Nas horas que o dia me reservou o tempo e o silêncio, a serenidade e a tranquilidade se fizeram presentes de uma maneira simples...chegando no momento adequado. Sensação extremamente necessária ao equilíbrio humano...serenidade!


sábado, 15 de junho de 2013

HINO

Hino fica na provincia de Shiga Ken. é uma cidade pequena, de apenas 23.000 habitantes...mas muito acolhedora. fomos recebidos por famílias que nos apresentaram alguns pequenos momentos da vida cotidiana no Japão; contando sobre alguns momentos de seu dia a dia e convidando-nos para jantar com eles.

 Horta de nossa familia anfitriã.

Fundação de uma casa japonesa em construção.


jardins
 








HIKONE

Recebeu o estatuto de cidade a 11 de Fevereiro de 1937. localizada na provincia de Shiga, fica às margens do Lago Biwa, o maior lago do país. Abastece 04 provícias, num total de aproximadamente 14 milhões e 500 mil pessoas com água potável.  Cerca de 112.000 hab vivem em Hikone. Apresenta-se como um centro industrial importante. O Castelo de Hikone, próximo ao lago Biwa é a principal atração da cidade. Sua construção levou 20 anos para ser finalizada, e tem 400anos. O lorde desse Castelo, Naosuke Ii, é conhecido e respeitado por propiciar a abertura do Japão ao mundo exterior. O Castelo serviu para vigilância e para guardar as armas das tropas do Xogunato. Maiores detalhes pode-se consultar o site da própria cidade: http://www.city.hikone.shiga.jp/portugues/

A história do Japão se conta através de atos e construções grandiosas que transmitem sua intensidade e força apenas por olhar para elas. Acredito que as construções foram pensadas e erguidas para transpor o tempo, lembrando as pessoas a história e cultura do povo japonês. [Junho , 2013].   
Jardim 


mascote de Hikone...

castelo de Hikone

Mascaras do Teatro No- Museu de Hikone



 Vestimenta do Teatro No

 Utensílios do Chá


 
Casa do Chá



NARA KEN

Fundada em 710 na Planície de Yamato, também conhecida como Heijo-kyo...cidade da Paz. Foi a primeira capital do Japão. É um grande centro budista. Muitas construções ainda estão preservadas. ao seu redor montanhas e florestas. Ao andar pelas ruas de Nara sente-se que mesmo com a modernidade, a cidade preserva tranquilidade e um certo ar de 'cidade do interior', porém cosmopolita. 

Parque de Nara...http://nara-park.com/

Além de cultural, pois em sua extensão apresenta templos budistas e santuários xintoístas; tem jardins lindos. Transmitem serenidade, leveza e magnitude...paz interior.
Templo Todai-ji...

Cervos do Parque de Nara...existem milhares e em toda parte. São extremamente dóceis, mas ...arteiros.
 É recomendado aos visitantes cuidar com suas roupas e bolsas.
 
Buda Vairocana.
Alguns dados interessantes: 
Suas medidas: Altura: 14,98 metros; Rosto: 5,33 metros
Olhos: 1,02 metros
Nariz: 0,5 metros
Orelhas: 2,54 metros

Peso: 500 tolenadas.

Jardim de Isui-en...as lanternas são acessas nos festivais e datas comemorativas.



Santuário Xintoísta Kasuga...junto ao Jardim Issu-en

Templo Kofukuji
Museu Nacional de Arte de Nara.
Parte do Museu está em reforma, mas aquela que está aberta a visitação guarda peças do budismo: estátuas,  pinturas, objetos que datam da era Nara e Heian; todos muito bonitos. Mas as estátuas, em especial, refletem além da beleza da obra de arte...a expressão de algumas parecem olhar diretamente para a pessoa e transmitir algo como...'estou aqui'...simples, mas extremamente presente e seguro. Como a presença de fato ali. Em outros momentos, o tamanho das esculturas parecem colocar a pessoa no lugar que lhe cabe diante de tanta história. A sensação de estar nesse museu com essas peças foi o grande presente do dia...como se estivesse sido aceita por essa parte da história, desse lugar. Domo Arigatoo, Nara-san.

sábado, 1 de junho de 2013


OSAKA KEN.


Osaka (em japonês: 大阪府, transl. Ōsaka-fu) é uma província japonesa, parte da região de Kansai, na ilha de Honshu, a principal do país. Sua capital e maior cidade é a cidade de mesmo nome, a terceira mais populosa cidade do Japão. Com 8 833 700 habitantes em 2008, figura como a terceira mais populosa província do Japão, e a segunda mais industrializada, concentrando cerca de 7% da população japonesa e 12,5% da economia do país em 2008. Até a Restauração Meiji, a região da província de Osaka era conhecida como as províncias de KawachiIzumi e Settsu. A província de Osaka foi criada em 1868, no início da era Meiji. Em 1º de setembro de 1956, a cidade de Osaka foi promovida para uma cidade designada (shitei toshi) e então dividida em 24 wards.
A província de Osaka faz fronteira com as províncias de Hyogo e de Kyoto ao norte, Nara ao leste e Wakayama ao sul. Ao oeste, localiza-se a Baía de Osaka. Os rios Yodo e Yamato passam pela província. Antes da construção do Aeroporto Internacional de Kansai, Osaka era a menor província do Japão. A ilha artificial na qual o aeroporto foi construído adicionou terreno suficiente para torná-la ligeiramente maior que a província de Kagawa. Em 31 de março de 2008, 10% da área total da província era considerada de parques naturais, chamados de Parque quase nacional de Kongo-Ikoma-KisenParque quase nacional de Meiji no Mori Mino e Parque Natural Provincial de Hokusetsu. Em julho de 2011, um área adicional foi nomeada de proteção como o Parque Natural Provincial Hannan-Misaki.
Ofuscado pelos gigantes dos eletrônicos reconhecidos mundialmente, como Panasonic e Sharp, o outro lado da economia de Osaka poder ser caracterizado por atividades de pequenas e médias empresas.Um modelo de Osaka de servir ao interesse público e reestimular a economia regional combinado com esforços de cooperação indústria-educação é a tecnologia SOHLA, com seu projeto de satélite artificial. Tendo originalmente iniciado suas atividades a partir de Higashiosaka, a SOHLA cresceu não apenas na região de Kansai, mas também recebeu apoio do governo, através do suporte tecnológico e material da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), e apoio financeiro da NEDO. Existem muitas empresas instaladas na província, além de diversos segmentos industriais, com centenas de fábricas, com indústrias químicas, automobilísticas, farmacêuticas, de indústria têxtil, metalurgica, relacionadas a alta-tecnologia, construção civil, produtos semi-manufaturadosnaval epetroquímicas na província, principalmente nas áreas periféricas da cidade de Osaka e de cidades vizinhas ou próximas. O símbolo da província de Osaka, chamado de sennari byōtan ou "mil cuias", foi originalmente o brasão de Toyotomi Hideyoshi, o senhor feudal doCastelo de Osaka.
Referências:





Bairro de Namba 

Bairro de Namba

Castelo de Osaka

 Castelo de Osaka


Observatório do Jardim Flutuante



39o andar...



Eki Osaka - Estação de Metro de Osaka.



Impressões


De acordo com o dicionário, impressões: "substantivo feminino. Ação ou efeito de imprimir, de gravar (a oco ou em relevo), de reproduzir (imagens, dizeres) mediante pressão. Marca. Fig. Efeito produzido nos órgãos dos sentidos, no espírito: causar boa impressão (a alguém). Tipografia Impressão a seco, a que, por ser feita sem tinta, caracteriza-se pelas marcas profundas deixadas pelos instrumentos usados. Impressão em relevo, a que deixa no papel letras ou figuras salientes, em relevo" (Dicionario Aurélio)
Na situação e na condição atual acredito que impressões possam ser acrescentadas de uma diversidade enorme de sentidos e significados. A exemplo dos Kanjis japoneses: um mesmo kanji abarca diversos significados. Assim acredito que o seja  por não conseguir encontrar, em alguns momentos, palavra ou expressão que traduza as sensações, emoções e sentimentos que surgem ao decorrer dos dias, dos acontecimentos e das situações que se passam. Contudo, sem dúvida, a parte que se refere a "Efeito produzido nos órgãos dos sentidos, no espírito [...] por ser feita sem tinta, caracteriza-se pelas marcas profundas"...em recorte particular meu, expressa bem o que venho sentindo. Num dia de data e hora marcada irei retornar ao meu país; talvez as fotos se apaguem, se percam; talvez não se comente mais a respeito.Todavia, de alguma maneira, diante alguma lembrança, mesmo breve; diante alguma imagem, mesmo remota; diante alguma palavra, mesmo equivocada...as sensações surgirão tornar, outra vez, perceptível a recordação desse momento único.