segunda-feira, 31 de julho de 2023

ARISTÓTELES E DANTE. OS SEGREDOS DO UNIVERSO. De Benjamin A Saenz. 2012. Padrão.

 



Dois jovens. Dois Adolescentes. Duas famílias. Suas experiências e aventuras na descoberta de se tornarem adultos. Leve. Emocionante e com temas bastante atuais.

"Por que sorrimos? Por que damos risada? Por que nos sentimos sós? Por que somos tristes e confusos? Por que lemos poesia? Por que choramos ao ver uma pintura? Por que nosso coração se descontrola quando estamos apaixonados? Por que sentimos vergonha? O que é essa coisa no fundo das entranhas chamada desejo?"(09pp)

" Fiquei pensando que poemas são como pessoas algumas pessoas. Umas você entende de primeira, outras você simplesmente não entende... E nunca entenderá" (40pp)

" As pessoas ficam diferentes quando passam a morar dentro de você" (sobre amigos e amizades. 42pp).

"Me perguntei como devia ser a sensação de gostar de si mesmo. E por que algumas pessoas gostavam de si mesmos e outras não. Talvez fosse assim mesmo"(88pp).

"Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do universo na mão de uma pessoa"(156pp)

" Odiava ser servido o tempo todo. Odiava a paciência enorme que meus pais tinham comigo. Odiava. Essa era a verdade. Eles não faziam nada de errado. Só queriam ajudar. Mas eu odiava (...) Sorrisos são assim. Vêm e vão"(163pp)

" ... Pegamos o diário. Fazia um tempo que eu não escrevia nele. Acho que estava com medo de derramar minha raiva sobre as páginas. E simplesmente não queria ver toda aquela raiva. Senti um tipo diferente de dor. Uma dor que eu não conseguia suportar. Tentei não pensar. Apenas escrevi" (165pp).

"Às vezes, você faz coisas não porque pensou naquilo, mas porque sentiu. Sentiu demais. E nem sempre você pode se controlar quando sente demais. Talvez a diferença entre ser menino e ser adulto fosse que meninos não são capazes de controlar as coisas horríveis que sentem. E os homens são. Naquela tarde, foi menino nada adulto" (338pp).

"Não sei quanto tempo fiquei lá. Comecei a tremer. Sabia que tinha enlouquecido, mas era incapaz de explicar até para mim mesmo; talvez seja isso o que acontece quando você enlouquece. Não dá para explicar. Nem para si mesmo. Nem para ninguém. E a pior parte de enlouquecer é que, depois que a loucura passa, você não sabe o que pensar de si mesmo"(344pp).

" Ser cuidadoso com as pessoas e as palavras era algo belo e raro (354pp)".

..." cicatrizes. Sinal de que você se machucou. Sinal que você sarou. Eu tinha me machucado? Eu tinha sarado? Talvez vivêssemos entre a dor e a cura"(366pp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão pelo encontro!